O feriado prolongado do próximo dia 12 traz a necessidade de reforçar a importância das medidas de prevenção à covid-19. Em coletiva virtual desta quinta-feira (8/10), o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), João Pinho, falou sobre a situação da doença no estado e orientou a população quanto aos cuidados a serem tomados durante este feriadão.
“É importante que o cidadão esteja consciente quanto ao momento que vivemos. Isso porque, embora observe-se, de forma geral, uma melhora no enfrentamento à epidemia em Minas, a mesma ainda não terminou”, afirmou.
De acordo com João Pinho, no último feriado do dia 7 de setembro, registrou-se um leve aumento no número de casos. Dessa forma, também é esperado para este feriado uma flutuação parecida. “Então, contamos com o apoio da população que for se deslocar durante este período. Nossa orientação é para que as pessoas busquem as localidades e os estabelecimentos que estejam mais preparados para receber o público”.
No que se refere ao transporte, o Chefe de Gabinete da SES-MG destacou que há regramentos específicos para ônibus e aviões, relacionados a questões como higienização, distanciamento e capacidade. “Então, como cidadão, cliente e consumidor, procure se informar se a companhia escolhida adota as medidas recomendadas e necessárias”.
Atualização dos números
Durante a transmissão, João Pinho destacou que, embora hoje seja o último dia de coletiva, o boletim estadual da covid-19 continuará sendo divulgado no site da SES.
“Interrompemos a rotina de coletivas diárias, mas o fluxo de informações se mantém. Além das atualizações divulgadas tanto por meio do informe epidemiológico quanto por meio da plataforma coronavirus.saude.mg.gov.br, também seguiremos atendendo a imprensa da mesma maneira, por meio de nossos canais oficiais. Dessa forma, mantemos o compromisso de divulgar todas informações necessárias para o momento”, explicou o Chefe de Gabinete da SES-MG.
Minas Consciente
Na ocasião, subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Douglas Cabido, falou sobre as atualizações desta semana do Plano Minas Consciente.
“Até o momento, 657 municípios que realizaram a adesão ao Minas Consciente, o que representa mais 75% dos municípios”, informou.
Com relação ao panorama das ondas, as mudanças foram a volta da macrorregião leste para a onda amarela e o avanço da macro Triângulo do Sul para a onda verde.
“Importante ressaltar que essas mudanças são normais de acordo com os protocolos do Plano e com os indicadores epidemiológicos de controle que a SES-MG disponibiliza para o Governo de Minas fazer as avaliações em cada região”, subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE).
Douglas Cabido destacou, ainda, que cabe ao gestor municipal a decisão de abrir ou não as atividades econômicas, seguindo sempre a indicação de ponderar os indicadores epidemiológicos para a melhor tomada de decisão.